Aqui você terá as notícias de sua escola!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cultura da Região Centro-Oeste

Danças
Região Centro-Oeste

· Caninha-verde (toda a região) – consta de uma roda de homens e mulheres que cantam e dançam permutando de lugares e formando pares. Os textos cantados são tradicionais e circunstanciais, acompanhados por viola, violão e pandeiro.

· Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeiam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.

· Tambor (GO) – executada com um solista no centro de um círculo formado pelos dançadores. O ritmo é marcado por tambores e o canto é coletivo. A coreografia, desenvolvida pelo solista, distingue partes que recebem denominações específicas: “Jiquitaia”, “Serrador”, “Negro-velho”. A troca de solistas no centro da roda se processa através da umbigada.

Comidas Típicas
Pratos: Centro-Oeste

Arroz com Pequi -Refoga-se o pequi com sal, alho, cebola e pimenta-do-reino. Por água e deixá-lo cozinhar; ele é mais duro que o arroz, até a água secar. Adiciona-se o arroz, refoga-se bem; colocar água e deixar cozinhar juntos. Usa-se também comer o pequi apenas refogado, com bastante caldo e molho grosso, como mistura para o arroz, já no prato.
O pequi à sua época é largamente usado em Goiás; comumente com arroz, com carne ou separado. Faz-se também o licor, mas em bem menor escala que em Mato Grosso.


Mandioca Frita com Queijo -Cozinham-se pedaços de mandioca rachada. Deixar á água escorrer. Pôr o queijo ralado, enquanto quente. O queijo adere à mandioca quente. Depois de bem misturado, frita-se em gordura bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário